Xilitol: avaliação da compreensão de tutores de cães acerca dos riscos de seu consumo
DOI:
Palavras-chave:
Animais de estimação, edulcorante, toxicologiaResumo
O xilitol é um edulcorante encontrado em uma ampla gama de alimentos industrializados para seres humanos. No entanto, seu consumo por cães repercute em importantes alterações metabólicas e fisiopatológicas. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar o conhecimento de tutores a respeito do xilitol, de sua presença em diferentes produtos alimentícios destinados à seres humanos e dos riscos à cães. Foi desenvolvido um questionário, aplicado a tutores de cães de forma online no período de 06 a 12 de outubro de 2021, onde se obteve 84 respostas. Os dados foram analisados através de distribuição de frequências. Pôde-se observar que 42,9% dos tutores conhecem ou já ouviram falar do xilitol relacionando-o a um adoçante; dentre os que conhecem a substância apenas 41,7% dos respondentes relataram reconhecer alimentos que possuem xilitol em sua composição, no entanto, os relatos destes tutores apresentaram baixa relevância; 63,9% dos tutores que declararam conhecer a substância relacionaram-na a toxicidade em cães. Conclui-se que a maior parte dos tutores desconhecem o xilitol e os produtos, com o edulcorante, que apresentam risco para cães. Com isso, faz-se necessárias campanhas educativas, bem como, reforçar a comunicação entre médicos-veterinários e tutores, durante os atendimentos, acerca de substâncias tóxicas para cães.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letícia Scalon Dias dos Santos, Nathalia de Almeida Gasparini, Raquel Nascimento Brogiato, Thainny de Souza Chiarelli, Victória Cristina Moreira de Souza, João Paulo Fernandes Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.