Piometra em Ouriço Pigmeu Africano: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n11a972.1-5Palavras-chave:
Mamífero, ouriço, piometraResumo
Piometra é considerado um processo inflamatório do útero, é frequente entre diversas espécies de mamíferos. Para o diagnóstico, é essencial correlacionar sinais clínicos, exame físico e exames complementares. O Ouriço Pigmeu Africano (Atelerix albiventris), tornou-se um animal de estimação na América do Norte na década de 1980, tendo como expectativa de vida em cativeiro de 4 a 6 anos. O atual estudo teve como objetivo descrever um relato de caso sobre um Ouriço Pigmeu Africano, atendido em uma Clínica Veterinária localizada na cidade de Palhoça-SC, com suspeita de piometra. O exame físico revelou secreção sanguinolenta. No exame ultrassonográfico foi detectado piometra aberta. O animal foi encaminhado para procedimento cirúrgico, passando por uma ovariosalpingohisterectomia. No pós-operatório, o animal foi tratado com Cefovecina Sódica, Meloxicam, dipirona e pomada com Gentamicina, Sulfanilamida e Sulfadiazina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alice da Silva, Caroline Lemke dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.