Envelhecimento populacional: efetivação dos direitos na terceira idade
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n2a29.1-8Palavras-chave:
direitos, idosos, qualidade de vida, terceira idadeResumo
Esse estudo tem como objetivo principal analisar a efetivação dos direitos na terceira idade, tendo como base a Constituição Federal de 1988, a Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso. Trata-se de uma pesquisa Bibliográfica, onde a partir de uma série de documentos científicos, tivemos como relatar a história do envelhecimento populacional brasileiro juntamente com seus marcos legais e desafios. Constatou-se após a pesquisa que houve um crescimento considerável da população idosa no Brasil, porém esse crescimento deve está agregado a melhorias na qualidade de vida desse segmento etário o que não é concretizado em sua totalidade. Evidenciou-se ainda que muitos direitos foram assegurados na Constituição Federal de 1988 na PNI e no Estatuto do Idoso, porém falta vontade por parte do estado para torna-las políticas públicas eficientes. Falta também conhecimento por parte dos idosos e da sociedade em geral dos direitos voltados para esse grupo populacional, o que ocasiona mais um desafio a ser superado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Ana Clésia Lisboa Monteiro, Weslley Epifanio Sarmento, Naylla Duarte de Queiroga, Hilana Cristina Lins Machado, Dayanne Alves Pereira, Sandra Maria Figueiredo de Lima, Wyara Ferreira Melo, Wenya Sarmento Sobrinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.