Produtividade de capim Paiaguás sob doses de nitrogênio e cortes
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n5a321.1-15Palavras-chave:
adubação nitrogenada, forragem, gramínea, massa seca, pastagemResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de massa seca e outras características agronômicas da Brachiaria brizantha cv. Paiaguás em diferentes doses de nitrogênio (N), no terceiro ano de produção. O experimento foi realizado na Universidade do Estado de Mato Grosso, em Tangará da Serra – MT, Brasil. O delineamento experimental foi em blocos casualizados (DBC), com seis tratamentos (0, 50, 100, 150, 200 e 250 kg/ha de N) e quatro repetições. Foram realizados quatro cortes e analisadas as variáveis altura de plantas (AP), número de perfilhos/m² (NP), número de folhas/perfilho (NFP), massa seca/perfilho (MSP), porcentagem de massa seca (%MS), relação folha: colmo (RFC), produção de massa verde/ha (MV), produção de massa seca/ha (MS), massa seca de folhas/ha (MSF), massa seca de colmos/ha (MSC) e massa seca de material senescente/ha (MSMS). Os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste F e, ao apresentarem significância, foi realizada a análise de regressão, com o programa ASSISTAT. A altura de plantas, número de perfilhos/m2, massa verde e massa seca/ha, massa seca de folhas, massa seca de colmos e massa seca de material senescente/ha do capim Paiaguás, diferiram estatisticamente e aumentaram com a adição das doses de nitrogênio até valores próximos a 250 kg/ha de N. A porcentagem de massa seca reduziu com o aumento das doses de nitrogênio. As variáveis número de folhas/perfilho, massa seca/perfilho e relação folha: colmo não responderam às doses de N. Assim, conclui-se que as doses de nitrogênio incrementam significativamente as características produtivas da B. brizantha cv. Paiaguás, no terceiro ano de produção, tendo resultados satisfatórios na dose de 200 kg/ha de N.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Diego do Nascimento, Marice Cristine Vendruscolo, Alessandro Bandeira Dalbianco, Diego Fernando Daniel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.