Bem-estar durante o transporte de equinos para competição
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16Sup1.a1315.1-5Palavras-chave:
Bem-estar, equino, transporte rodoviárioResumo
Equinos atletas estão em constantes deslocamentos para a competições em locais distantes ou não. O transporte é um potencial fator de estresse para os equinos. A exposição repetitiva, ou a reação exagerada e prolongada a situações de estresse, estão associadas ao aparecimento de diversas doenças. Desta forma, é fundamental o uso de estratégias que possam diminuir o potencial efeito estressor do transporte nos equinos. Esse artigo tem por objetivos demonstrar a evolução no entendimento do bem-estar em equinos e aplicá-las ao transporte de cavalos atletas, discutindo as diversas maneiras de minimizar os fatores estressantes durante o transporte. O estresse causado pelo transporte, incluindo o carregamento, movimentação do veículo, além da distância do percurso podem causar uma série de afecções que caracterizam a síndrome dos transportes, resultando em possíveis casos de síndrome cólica, diarreia, pleuropneumonia, além da laminite. Conhecimentos sobre fisiologia, ambiência, sanidade e dos agentes estressores que atuam no transporte de equinos podem auxiliar o proprietário e/ou condutor na adequação do manejo correto, garantindo melhoria do bem-estar animal e redução de perdas econômicas durante o transporte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniel Barbosa Assis, Renato Fernandes de Sousa, Ubiratan Pereira de Melo, Cíntia Ferreira, Magna Pereira da Silva de Souza, Mariana Henrique da Silveira Costa, Mariana Tainar de Andrade Rodrigues Baracho, Emilson Lima de Brito Filho, Leanderson Paiva da Silva, Paulo Roberto Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.