Carcinoma renal bem diferenciado, padrão papilar em cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n04a788.1-5Palavras-chave:
cão, carcinoma renal, neoplasia, papilarResumo
O carcinoma renal (CR) é uma neoplasia maligna originária do epitélio tubular renal. Este tipo de neoplasia é rara e acomete geralmente cães machos de meia idade. Os sinais clínicos são inespecíficos, podendo se assemelhar a outras doenças e isso acaba dificultando o diagnóstico que é realizado através dos exames de imagem (ultrassonografia e raio-X), da laparotomia exploratória e histopatológico para confirmação. Para o tratamento sugere-se a nefrectomia em casos de carcinoma renal unilateral e quimioterapia, porém não demonstram um aumento na sobrevida dos pacientes. O presente trabalho tem como objetivo relatar o caso de um cão de 8 anos, que foi atendido devido a sinais de cardiopatia e ao retorno apresentou sinais como êmese, anorexia e dor abdominal. Realizou-se exame de ultrassom, onde identificou-se uma estrutura de 7cm do lado esquerdo, realizou-se também exame de raio-X e posterior laparotomia exploratória, seguida de nefrectomia. O material coletado e enviado para histopatológico confirmou carcinoma renal bem diferenciado, padrão papilar. Após diagnóstico, o paciente foi encaminhado para um especialista em oncologia veterinária, que de acordo com os resultados dos exames realizados novamente, optou-se por não entrar com o tratamento quimioterápico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Beatriz Santos Moreira Dourado, Alir Biaggi, Bruno Roque, Felipe Matheus de Almeida, Rodrigo Shigeo, Amanda Moreira Medina
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.