Análise microbiológica de carcaças suínas em frigorífico de Uberlândia, MG
DOI:
Palavras-chave:
Contaminação cruzada, coliformes totais, Salmonella spp.Resumo
O presente trabalho teve por objetivo avaliar a presença de Salmonella spp., coliformes totais e termotolerantes em carcaças suínas de um frigorífico do município de Uberlândia, MG. Analisaram-se três etapas distintas no abate (pontos A, B, C), num total de 18 carcaças e encaminharam-se as amostras ao Laboratório de Controle de Qualidade e Segurança Alimentar da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (FAMEV/UFU). Determinou-se a quantidade de coliformes através da técnica de Número mais Provável (NMP) e de Salmonella spp. através da ausência/presença. Não foi identificado Salmonella spp. nas amostras avaliadas e em relação aos coliformes, observou-se maior contaminação no ponto C, pois das seis carcaças analisadas, quatro estavam contaminadas. Já no ponto B, apenas uma carcaça apresentou contaminação e no ponto A não se diagnosticou esse quadro em nenhuma das análises.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Camilla Taveira dos Santos Ducas; Líria Queiroz Luz Hirano; Carolina Cardoso Nagib Nascimento; Marcos Dias Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.