O uso da técnica do Creep-feeding na suplementação de bezerros
DOI:
Palavras-chave:
cocho privativo, desmama precoce, proteína bruta, suplementação de bezerroResumo
O desmame de bezerros de corte é assunto importante na pecuária brasileira, permite otimizar o manejo e a produção e, conseqüente, obtenção de melhores resultados econômicos. Nesse contexto, a técnica de alimentação suplementar denominada creep-feeding pode assumir grande importância e, conforme as circunstâncias tornar-se quesito indispensável para encurtar o tempo necessário ao acabamento dos animais para abate, além de proporcionar significativo descanso da matriz, o que resulta em melhoria das suas funções reprodutivas, pois alivia a carga produtiva a ela imposta. Por outro lado, a suplementação deve ser criteriosa e adequada às condições de produção de cada sistema, sendo necessária uma avaliação de cada dieta, indicando se há equilíbrio entre os alimentos e se os requerimentos são atendidos, sem gastos desnecessários de nutrientes. Esse estudo abrange pontos importantes na pecuária de corte, principalmente no que diz respeito à suplementação dos bezerros, enfatizando as instalações, alimentação, manejo dos animais e demonstrando as vantagens e efeitos nos animais submetidos à técnica de creep feeding, visando acompanhar as tecnologias a qual a pecuária brasileira vem passando. A utilização de suplementação de bezerros com uso de creep feeding visa acelerar o ciclo de produção de carne como a produção de novilhos precoce, e ainda melhorar a eficiência reprodutiva das matrizes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Carlos Clayton Oliveira Dantas, Fagton de Mattos Negrão, Luiz Juliano Valério Geron, Alexandre Agostinho Mexia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.