Provas bioquímicas para identificação de Listeria innocua em alimentos: Revisão bibliográfica
DOI:
Palavras-chave:
listeriose; provas bioquímicas; segurança alimentarResumo
O presente estudo objetivou avaliar a presença de Listeria spp. em alimentos, gerando informações que auxiliem no controle da bactéria e assegurem a comercialização de alimentos com qualidade higiênico-sanitária. O estudo foi realizado no Centro de Pesquisa em Alimentos da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás, no período de 18 de setembro de 2006 a 02 de outubro de 2006. O conhecimento que hoje se tem das características dos microrganismos e dos métodos ou processos de controle microbiano permite-se rigorosamente produzir alimentos com grande qualidade microbiológica e, portanto seguros do ponto de vista sanitário para os consumidores. Recomenda-se como medidas de controle a cocção adequada e boas práticas de higiene durante o processamento do alimento e prevenção da contaminação cruzada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Marco Antônio Pereira da Silva; Priscila Alonso dos Santos; Karen Martins Leão; Edmar Soares Nicolau; Antônio Nonato de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.