Hemangiossarcoma renal unilateral em cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n05a817.1-7Palavras-chave:
Cão, diagnóstico, hemangiossarcoma, rins, trato urinárioResumo
As neoplasias renais são incomuns e representam cerca de 0,5 a 1,7% do total de tumores em cães. Normalmente malignas, afetam cães de meia idade a idosos sendo geralmente unilaterais. Os sinais clínicos são inespecíficos, incluindo anorexia, prostração, perda de peso, letargia ou dor sublombar. Sinais mais específicos como hematúria macro ou microscópica associados à neoplasia podem ocorrer. O diagnóstico é realizado com auxílio de exames hematológicos, radiológicos e ultrassonográficos; sendo definitivo, o histopatológico. O tratamento de eleição é a nefrectomia, visto se tratar de um tumor maligno. O prognóstico ainda não está claramente definido, mas varia de reservado a mau. O Objetivo foi relatar o atendimento de um cão, fêmea tendo como diagnóstico definitivo, por histopatologia, hemangiossarcoma unilateral renal. O animal chegou para atendimento apresentando apatia e anorexia. Observou-se durante a avaliação clínica cifose, dor na palpação hipogástrica esquerda e região lombar. No exame ultrassonográfico observou-se um aumento de volume, anecogênico, apresentando internamente, pontos ecogênicos e estrutura amorfa irregular, ecogênica no rim esquerdo. Considerou-se processo neoplásico cavitário/abscesso/hematoma. Em íntimo contato com este aumento de volume e projetando-se caudalmente até as proximidades da bexiga, observou-se outro aumento de volume de aproximadamente 6,33cm x 3,7cm, irregular, hipoanecogênico, sugerindo neoplasia ou hematoma, envolvimento do ureter ou retroperitônio. Foi indicado o tratamento cirúrgico, sendo realizado a nefrectomia com retirada do ureter esquerdo, e encaminhado para histopatologia, tendo como diagnóstico definitivo, hemangiossarcoma. Este trabalho demonstra a importância do diagnóstico precoce, por meio de uma conduta clínica correta, exames de imagem e histopatológico, e assim um tratamento correto e eficaz, com resultado pela melhora do quadro clínico do paciente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Érika Andrade, Suélen Dalegrave, Juliana Andrade, Laís Rezzadori Flecke

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.