Congelamento de sêmen suíno e seu uso em nível de granja
DOI:
Palavras-chave:
.Resumo
A grande maioria das inseminações artificiais (IA) em suínos realizadas no mundo, utiliza sêmen diluído e acondicionado no estado líquido, a 15-18ºC por um período de 1 a 5 dias, sendo 85% realizadas no dia da coleta do sêmen ou no dia seguinte. Entretanto esta temperatura de estocagem limita o transporte além de restringir o tempo de vida útil do sêmen. Assim, a expansão da IA em suínos poderia ser ainda maior, se outras tecnologias de preservação de sêmen suíno fossem desenvolvidas tais como a criopreservação ou congelamento. A IA com sêmen congelado requer duas a três vezes mais espermatozóides por dose, o tamanho da leitegada é diminuído em um a três leitões por parto e a taxa de parição é menor, tornando-o inviável economicamente em comparação ao uso de sêmen acondicionado resfriado na forma líquida. A menor fertilidade e prolificidade do sêmen suíno congelado são devidas principalmente a alterações funcionais e estruturais na célula, especialmente na membrana plasmática, resultantes do choque térmico e choque osmótico a que o espermatozóide é submetido durante o resfriamento, congelamento e descongelamento. Esta revisão objetivou salientar os fatores envolvidos no processo de congelamento de sêmen suíno, bem como a possibilidade de uso dessa biotécnica em nível de granja associado ao uso de diferentes técnicas de Inseminação Artificial.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Carine Dahl Corcini; Denise Calisto Bongalhardo; Stela Mari Meneghello Gheller,Valquíria Maria Danieli; Éder Francisco Maschio; Denise Zanatta Martini; Ivan Bianchi; Thomaz Lucia Jr.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.