Efeito da temperatura na coleta do sêmen eqüino sobre a motilidade ao longo de sua conservação sob refrigeração
DOI:
Palavras-chave:
Eqüino, Sêmen, Coleta refrigerada, Motilidade espermáticaResumo
Quarenta e dois ejaculados foram coletados em vagina artificial (V.A.) modelo Hannover modificada por meio de um dispositivo em forma de “Y” invertido, cujas extremidades desembocam em 2 copos coletores. Um deles é mantido à temperatura ambiente e o outro é resfriado a 22 ± 1ºC. A superioridade da motilidade da porção do ejaculado coletada no copo refrigerado em relação à coletada no copo à temperatura ambiente, foi mantida após o processamento do sêmen resfriado (6 ± 1ºC) em todos os momentos subseqüentes de análise (24, 48 e 72 horas). Em comparação com a coleta em copo convencional, a coleta em copo refrigerado possibilitou a utilização de 38,9% a mais dos ejaculados, considerando o parâmetro de 40% de motilidade mínima necessária para sua utilização em programas de inseminação artificial com sêmen eqüino resfriado. Tendo em vista os resultados obtidos, recomenda-se a coleta de sêmen eqüino em uma vagina artificial equipada com um copo coletor resfriado à temperatura de 22 ± 1 ºC.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Juli Angélica Narváez Cancimansi, Marina Penna Andrade, José Frederico Straggiotti Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.