Recipientes de armazenamento de sêmen congelado e seu efeito sobre a crio-sobrevivência espermática
DOI:
Palavras-chave:
sêmen, criopreservação, recipiente de armazenamentoResumo
O crescente uso de sêmen criopreservado para inseminação artificial (IA), tem incentivado a procura e desenvolvimento de melhores crioprotetores, diluentes, protocolos de congelamento (taxas de resfriamento, congelamento e descongelamento) e recipientes de armazenamento, com o objetivo de manter as características seminais, garantindo assim a preservação e comercialização de um sêmen de ótimas condições, facilitando sua utilização em campo. Existem diferentes tipos de recipientes utilizados para o congelamento de sêmen, entres eles, as palhetas de 0,25mL e 0,5mL que apresentam uma boa transmissão de temperatura do exterior ao interior mas seu pequeno volume faz necessário a utilização de varias amostras para completar a dose inseminante; a maxi-palheta de 4 e 5 mL tem uma forma criobiologicamente inadequado, pois não permite uma transmissão uniforme de temperatura através da amostra, facilitando a recristalização e dano de espermatozóides. A utilização de Flatpacks para o congelamento de sêmen suíno tem mostrado melhores resultados de motilidade espermática e integridade de membrana pós-descongelamento do que os outros recipientes, isto provavelmente devido a uma melhor transmissão da temperatura e dissipação do calor através da amostra contribuindo a uma desidratação e formação de cristais de gelo mais homogênea.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Juli Angélica Narváez Cancimansi, José Frederico Straggiotti Silva, Mauricio Fraga Van Tilburg

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.