Avaliação do ponderal de novilhos Nelore de diferentes linhagens submetidos a dois tipos de dieta no período das águas
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n29.1190Palavras-chave:
bovinos de corte; desempenho; suplementaçãoResumo
Baixos níveis de ganho em peso durante a estação chuvosa impedem que a produção em pastagens tropicais seja capaz de atender aos mercados que exigem animais precoces e com bom desenvolvimento de carcaças. Foi realizado um experimento, no município de Nova Crixás, estado de Goiás, utilizando 60 novilhos da raça Nelore com idades entre 12 e 14 meses. Os animais foram escolhidos aleatoriamente, respeitando intervalo máximo de 3 meses de diferença na idade, tomando-se cuidado de dividir os filhos de um mesmo touro em ambos tratamentos, sendo: PSM: pastagem + sal mineral (tratamento controle); PSPE: pasto + suplemento protéico-energético. O suplemento foi fornecido ad libidum, com consumo médio estimado em torno de 0,1% do peso vivo cabeça/dia. Os animais permaneceram em pastagens de Brachiaria Brizantha cv. Marandu, durante 118 dias. As análises estatísticas foram realizadas por meio do programa estatístico SAS, e as médias das características comparadas pelo teste t (p<0,05). Os animais que foram submetidos à suplementação protéico-energética mantiveram sempre os maiores pesos em relação ao lote controle, apresentando superioridade média de 32,9 kg na última pesagem. Houve inversão na classificação das linhagens avaliadas entre os tratamentos, demonstrando a existência de interação genótipo-ambiente no processo de produção. A suplementação protéico-energética na época das águas proporcionou a produção de novilhos mais pesados, com média de 374,8 kg, podendo ser utilizada na composição da dieta de novilhos ao sobreano criados em sistema de pastagens, objetivando-se ganhos em pesos adicionais e a interação genótipo-ambiente deve ser considerada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Rodrigo Zaiden Taveira, Evando Alves Filgueiras, Rodrigo Medeiros da Silva, Osvaldo José da Silveira Neto3, Ângelo Leonardo de Castro Basile, Lindolfo Dorcino dos Santos Neto, Jean Sardinha de Almeida, Barbara Juliana Martins Lemos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.