Tratamento de uma ave doméstica calopsita apresentando quadro clínico de clamidiose - Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n30.1195Palavras-chave:
clamidiose, enrofloxacinas, inalação, psittaciformes, zoonoses.Resumo
A Clamidiose aviária, Psitacose ou Ornitose é uma das principais zoonoses de origem aviária, causada pela Chlamydopyila psittaci, bactéria intracelular obrigatória, gram negativa, que acomete aves mamíferos e répteis. O presente relato refere-se a uma ave doméstica do grupo das Psittaciformes, da espécie calopsita, que foi atendida apresentando quadros respiratório e digestivo típicos de clamidiose. Como protocolo de tratamento foi realizada antibioticoterapia, tendo como escolha as enrofloxacinas e como suporte a inalação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Andressa Izabel Assis Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.