Hiperadrenocorticismo canino: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n39.1256Palavras-chave:
cães, hiperadrenocorticismo, tumor adrenal, adrenalectomia, hipófise-dependenteResumo
O hiperadrenocorticismo canino (HAC) é comum em cães de meia idade a idosos e não tem predisposição sexual. Tem como principais alterações clínicas poliúria, polidipsia, alopecia bilateral e abdômen penduloso. Este trabalho teve como objetivo relatar um caso de hiperadrenocorticismo por tumor adrenal, em uma cadela poodle de 10 anos de idade atendida no Hospital Veterinário de Uberaba. O animal apresentava sinais clínicos característicos dessa patologia e exames laboratoriais compatíveis com o quadro de hiperadrenocorticismo por tumor adrenal, foi submetida à adrenelectomia como tratamento, no entanto veio a óbito 5 horas após o procedimento, o exame histopatológico revelou hiperplasia da glândula adrenal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Mariane Pacheco dos Santos, Gabriela Morais Madruga, Renato Linhares Sampaio, Rodrigo Supranzetti de Rezende
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.