Nefropatia aguda e Dioctophyma renale em cão da cidade de Florianópolis, SC
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n11a974.1-5Palavras-chave:
Nefropatia aguda, nefrectomia, parasita giganteResumo
O presente relato clínico trata do diagóstico e nefrectomia de cão macho, sem raça definida, que apresentava ferimentos em decorrência de mordeduras por outro cão. O cão foi submetido à exames físicos e bioquímicos e apresentou alterações em exame de urinálise e hemograma, indicando a presença de ovos do parasita Dioctophyma renale. Em exame de imagem ultrassonográfica abdominal houve sugestão da presença de parasitas adultos de D. renale no rim direito, o qual apresentava nefropatia aguda. O cão foi submetido ao procedimento cirurgico para nefrectomia, identificando-se a presença de dois vermes adultos de D. renales. O parênquima do rim direito acometido foi totalmente destruído, reduzindo-se à cápsula. O cão estava debilitado e entrou em óbito após 48h do processo cirúrgico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jamir Monteiro, Camila Coelho e Silva, Camila Hoffmann, Carla Boutigue, Mariana Pereira, Yasmin Rodrigues Andrade de Castro, Luciano Graneman Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.