Tratamento fisiátrico e uso de órtese em paciente com hiperextensão da articulação tibiotársica
DOI:
https://doi.org/https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n06a1144.1-5Palavras-chave:
Fisioterapia, hiperextensão, órteseResumo
Relata-se o caso de um cão, três meses de idade, que apresentava hiperextensão da articulação tibiotársica bilateral. A alteração havia sido observada a partir dos dois meses de idade pelos tutores, que recorreram ao tratamento conservativo um mês depois. Com base no exame físico e anamnese, deu-se início ao tratamento de fisioterapia para analgesia e fortalecimento muscular, além do uso imediato de órteses (Ortocane®) para estabilização da articulação do tarso. O paciente teve recuperação da anatomia do membro pélvico esquerdo após três meses de tratamento e passeios diários com seus tutores. Logo em seguida ficou três meses sem fisioterapia, e o paciente retornou à clínica, pois estava sem apoiar o membro pélvico esquerdo, com impotência funcional. Após voltar as sessões de fisioterapia e o uso da órtese 6 horas por dia, o paciente voltou a deambular normalmente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ludmylla Pereira da Silva, Mhayara Samile de Oliveira Reusing

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.