Determinação da coloração e a disposição de compra pelos consumidores da carne bovina
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v10n2.179-189Palavras-chave:
Display, carne bovina, consumidor, metodologiasResumo
A cor desempenha um papel importante na avaliação da qualidade da carne principalmente na hora da decisão da compra. Os consumidores precisam estar primeiro inteiramente satisfeito com as propriedades sensoriais da carne, antes de outras características de qualidade tornam-se relevantes. A metodologia tradicional para avaliação da evolução da cor de carne em exposição é complexa, cara e demanda um longo período para sua realização. O uso de fotografias é uma alternativa para superar essas dificuldades, assim, a validação desse tipo de ferramenta se torna necessário. Um dos maiores problemas nas avaliações de coloração está na elaboração de novas metodologias para obtenção de informações que sejam significativas, que possam comparar e melhorar os produtos. Estas dificuldades podem ser superadas pela a avaliação da cor por meio de fotografias, pois em um sistema de inspeção visual computadorizado uma imagem e um computador com um software podem realizar diversos objetivos pré-definidos, por isso a sua utilização poderia gerar resultados mais consistentes de maneira eficiente. Assim, nosso objetivo foi revisar a percepção da cor da carne entre a visualização diretamente em um expositor e suas fotografias correspondentes para avaliar a confiabilidade e precisão do uso de fotografias de alimentos como ferramenta de avaliação.
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Copyright (c) 2016 Rodrigo Augusto Cortez Passett, Juliana Akamine Torrecilhas, Mariana Garcia Ornaghi, Camila Mottin, Ana Guerrero
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