Mandibulectomia rostral unilateral em felino: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v10n8.591-594Palavras-chave:
Mandibulectomia, fratura mandibular, felinoResumo
As fraturas de mandíbula e maxila são comuns em cães e gatos, representando cerca de 3 a 6% de todas as fraturas. Na maior parte dos casos, as fraturas apresentam-se abertas e contaminadas em casos de traumatismos podem ocorrem lesões intercorrentes, incluindo obstrução de via aérea superiores e traumatismo do sistema nervoso central. As técnicas cirúrgicas de mandibulectomia e maxilectomia são indicadas quando da impossibilidade ou insucesso de outras técnicas reparadoras menos invasivas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência da técnica de mandibulectomia parcial unilateral utilizando fios de aço inoxidável para realização de cerclagem mandibular em felino tendo como resultado positivo, uma vez que o paciente apresentou uma ótima recuperação pós-cirúrgica, não sendo observado dificuldades na alimentação, houve um pouco de decência dos pontos alguns dias após a cirurgia, mas logo depois a ferida cicatrizou por segunda intenção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 José Wilson Costa Azevedo Junior, Francisco Lima Silva, Paulo Victor Garrêto Rodrigues dos Santos, Raphael Briseno Frota
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.