Melanoma amelanótico oral em cão jovem: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N12.1233-1238Palavras-chave:
Cavidade oral, neoplasia, melanoma, cãoResumo
A cavidade oral é bastante acometida por neoplasias e corresponde ao quarto local mais frequente em pequenos animais. O melanoma é uma neoplasia maligna caracterizada com muita ou pouca produção de melanina, tendo o último um comportamento mais agressivo. O presente trabalho objetiva relatar o caso de um cão, macho, da raça dachshund, de 2 anos de idade que apresentava leve aumento da região infraorbitária e na cavidade oral uma massa de coloração avermelhada, com áreas enegrecidas, de consistência firme, localizada na região maxilar direita. O exame histopatológico sugeriu melanoma amelanótico. O paciente foi submetido a tratamento quimioterápico com carboplatina (300 mg/m², EV) a cada 3 semanas totalizando 3 sessões e corticoterapia com prednisolona (2,2 mg/kg, SID, VO) uso contínuo, seguido de 3 sessões de criocirurgia com intervalo de 15 dias. Devido à agressividade da neoplasia e o péssimo estado geral do animal, foi realizada a eutanásia seguida à necropsia, que constatou metástase em linfonodo submandibular direito. O melanoma amelanótico é freqüentemente diagnosticado na clínica de pequenos animais, necessitando de mais estudos para desenvolvimento de tratamentos eficazes para este tipo de neoplasia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Mayara Irene Moreira; Marcelo Campos Rodrigues² Francisco Lima Silva, Bruno Martins Araújo, Mariela Sousa Gomes, Alexandra de Siqueira Cajado Liarte, Marllos Henrique Vieira Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.