Aspectos higiênico-sanitários da merenda escolar nas cidades de Bom Jesus e Colônia do Gurgueia-PI

Autores

  • JOHNNY MENDES ARAUJO
  • Silvia Rayner Rodrigues de Almeida Universidade Federal do Piauí, Campus professora Cinobelina Elvas, Bom Jesus
  • Janaina de Fatima Saraiva Cardoso Professora do departamento de medicina veterinária/UFPI, Bom Jesus, Brasil
  • Johnny Iglesias Mendes Araujo Universidade Federal do Piauí, Campus professora Cinobelina Elvas, Departamento de Zootecnia, Bom Jesus, Brasil
  • Ana Lucia Alves da Silva 4Especialista em Docência e Supervisão Escolar (IESM), Brasil
  • Joniel Mendes de Araujo Mestrando em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Goiás, Campus Samambaia, Departamento de Biologia, Goiânia, Goiás, Brasil.
  • Ranes Batista da Rocha Liceciatura em Ciências Biológicas/UFPI– Campus Prof.ª Cinobelina Elvas, Bom Jesus, Piauí, Brasil.
  • Gilvan Rodrigues dos Santos Mestrando em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade/FACNORTE.

DOI:

https://doi.org/10.22256/pubvet.v11n1.30-34

Palavras-chave:

condições higiênico-sanitárias, merenda escolar, segurança alimentar

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar através da aplicação de um questionário contendo 12 perguntas de ordem sanitária relacionadas as condições higiênico-sanitárias utilizadas no preparo dos alimentos oferecidos nas escolas municipais e estaduais dos municípios de Bom Jesus-PI e Colônia do Gurgueia-PI. Diante dos resultados, identificou-se os pontos críticos de controle ao qual deve-se da ênfase, para que se possa garantir uma merenda escolar de qualidade a milhares de estudantes que passam grande parte da sua vida nas escolas, além de ter a merenda escolar como a principal refeição diária. Dentre as técnicas consideradas incorretas encontram-se também a higienização das mãos dos manipuladores e o uso de detergente ou álcool, além da presença de adornos (brincos, anéis). Concluiu-se que à necessidade da implementação de um esquema de monitoramento sistemático das condições higiênico-sanitárias nas instituições de ensino, além da aplicação de cursos de capacitação dos profissionais que fazem a manipulação dos alimentos a fim de garantir a inocuidade dos alimentos que são fornecidos aos alunos.

Downloads

Publicado

06-02-2017

Edição

Seção

Ciência e tecnologia de alimentos

Como Citar

Aspectos higiênico-sanitários da merenda escolar nas cidades de Bom Jesus e Colônia do Gurgueia-PI. (2017). Pubvet, 11(01). https://doi.org/10.22256/pubvet.v11n1.30-34