Aspectos higiênico-sanitários da merenda escolar nas cidades de Bom Jesus e Colônia do Gurgueia-PI
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v11n1.30-34Palavras-chave:
condições higiênico-sanitárias, merenda escolar, segurança alimentarResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar através da aplicação de um questionário contendo 12 perguntas de ordem sanitária relacionadas as condições higiênico-sanitárias utilizadas no preparo dos alimentos oferecidos nas escolas municipais e estaduais dos municípios de Bom Jesus-PI e Colônia do Gurgueia-PI. Diante dos resultados, identificou-se os pontos críticos de controle ao qual deve-se da ênfase, para que se possa garantir uma merenda escolar de qualidade a milhares de estudantes que passam grande parte da sua vida nas escolas, além de ter a merenda escolar como a principal refeição diária. Dentre as técnicas consideradas incorretas encontram-se também a higienização das mãos dos manipuladores e o uso de detergente ou álcool, além da presença de adornos (brincos, anéis). Concluiu-se que à necessidade da implementação de um esquema de monitoramento sistemático das condições higiênico-sanitárias nas instituições de ensino, além da aplicação de cursos de capacitação dos profissionais que fazem a manipulação dos alimentos a fim de garantir a inocuidade dos alimentos que são fornecidos aos alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Silvia Rayner Rodrigues de Almeida, Janaina de Fatima Saraiva Cardoso, Johnny Iglesias Mendes Araujo, Ana Lucia Alves da Silva, Joniel Mendes de Araujo, Ranes Batista da Rocha, Gilvan Rodrigues dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.