Melanoma metastático em cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N4.346-350Palavras-chave:
canino,melanoma,neoplasia oralResumo
O melanoma oral é uma neoplasia de pele e tecido subcutâneo de ocorrência comum em cães, o mesmo possui comportamento maligno e é originado a partir dos melanócitos. O diagnóstico é realizado por meio da observação dos sinais clínicos e exame histopatológico. Há vários métodos de tratamento, como extirpação cirúrgica, crioterapia, quimioterapia e radioterapia, contudo, o prognóstico é ruim devido à alta reincidiva e poder metastático. No referido trabalho é relatado um caso de melanoma metastático em um cão, com a presença de uma massa tumoral na cavidade oral, ulcerada e enegrecido, com deformidade aparente da face. Por fim, optou-se pela eutanásia do animal devido ao estado avançado da doença.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Jéssica Vanessa dos S. Lindoso, Andressa Kelly Barbosa Rufino, Pedro Márcio da Silva Luz, Thiago Sousa da Silva, Francisco Lisboa de Sousa Júnior, Fernando Barbosa de Sousa, Karina de Kássia da Silva Sales
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.