Ferida lacerativa na língua e perda dentária em um gato: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N9.877-881Palavras-chave:
dentes, felino, laceração lingual, traumaResumo
Os gatos frequentemente são sujeitos a traumas devido a hábitos comportamentais, no entanto, os casos de traumas envolvendo a língua são raros, provavelmente devido à posição intra-oral de tal órgão. Devido a essa raridade, descreve-se o caso de um felino atendido no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí com trauma oral, que ocasionou perda dentária e ferida lacerativa lingual. Foi feita sutura simples para reaproximação das bordas lingual. O animal apresentou boa recuperação e no primeiro dia pós-operatório demonstrou apetite conseguindo ingerir alimentos pastosos. A ferida lingual deste gato se reepitelizou rapidamente, condição proporcionada pela boa vascularização da cavidade oral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Fabiane Leite da Silva, Nhirneyla Marques Rodrigues, Pollyana Barros Ibiapina, Jaqueline Lustosa Rodrigues Camapum, Ana Maria Quessada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.