Relação humano-equino a partir da obra "o gaúcho'' de José de Alencar (1870)
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n7a377.1-12Palavras-chave:
Bem-estar, cavalo crioulo, Rio Grande do Sul, pampa, zooliteraturaResumo
Zooliteratura é o conjunto de obras literárias onde aparecem discussões sobre o “mundo animal”, o que também pode ser chamado de Estudos Animais, com o objetivo de refletir sobre o outro, a animalidade, as relações entre humanos e animais. Um dos livros da literatura Brasileira é o Gaúcho de José de Alencar, com esta pode-se refletir sobre a relação humano-animal, a construção dessa relação, os princípios do personagem em relação ao cavalo e ainda no cenário do Pampa e na cultura gaúcha. O objetivo deste trabalho e analisar estas questões na obra e pensar em uma educação de bem-estar equino com uma visão mais local. Isto mostra que a Zooliteratura pode ser uma grande ferramenta para melhorar o bem-estar animal, pois, ela tem a capacidade de nos fazer ver e pensar sobre o outro e o contexto, para que se possa transformar a realidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 João Paulo Novelletto Pisa, Jorge Luiz Conte Tacito, Denise Pereira Leme
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.