A arte como instrumento de ensino de bem-estar animal
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n7a378.1-8Palavras-chave:
Educação, ética, filmes, músicas, zooliteraturaResumo
Arte é um modo de compreender a vida e o mundo e se manifestar sobre eles. Os animais foram essenciais para a construção da civilização da espécie humana, nada mais legítimo deles estarem em manifestações artísticas e culturais humanas. Porém, as artes também podem estar presentes na educação. Segundo as diretrizes para os currículos dos cursos de medicina veterinária e de zootecnia, há necessidade de fazer com que os graduandos valorizem a dimensões éticas e humanísticas, considerando aspectos sociais e culturais, com consciência da realidade e da sua importância para a sociedade. A nossa proposta neste artigo é discutir em forma de revisão de literatura sobre o uso de diferentes formas de artes, para que sejam apresentadas em sala de aula, como assuntos aos quais elas se referem. Desta forma, que as artes propiciem diálogos e manifestações individuais acerca do papel do conhecimento científico em argumentações sobre as artes que tem como foco o animal ou a relação humano-animal. Neste artigo serão considerados para discussão os livros: O Gaúcho, de José de Alencar (1870); Doctor Dolittle, de Hugh Lofting (1920), Vidas Secas, de Gracialiano Ramos (1938), a séries Heartland (CBC, 2007-presente); as músicas Poncho Molhado, de José Claúdio Machado e Atirei o Pau no Gato (tradicional e nova- Domínio Público) e os filmes Rio 2 (20º Century FOX, 2014) e Touro Ferdinando (20º Century FOX, 2016). A partir de tais discussões, pode-se estimular a reflexão sobre ser um animal, a relação humano-animal e suas consequências para os animais por meio diferentes formas de artes aqui apresentadas, extrapolando para as mais diversas formas de expressão cultural, como poemas, poesias, pinturas e esculturas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 João Paulo Novelletto Pisa, Jorge Luiz Conte Tacito, Denise Pereira Leme
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.