Nefrectomia unilateral em um cão parasitado por Dioctophyma renale: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n9a178.1-7Palavras-chave:
nematoide, rins, ultrassonografia, urináliseResumo
O Dioctophyma renale é um helminto que parasita os rins dos cães e cuja a infecção é adquirida pela ingestão de larvas que podem estar presentes em peixes, rãs ou anelídeos aquáticos. O rim direito e a cavidade abdominal são os locais onde o parasita é mais encontrado. Os sinais clínicos em geral são hematúria, inapetência e dores lombares, porém, os animais podem ser assintomáticos quando apenas um rim é parasitado. O diagnóstico é realizado através da ultrassonografia, urinálise e urografia excretora e o tratamento consiste na nefrectomia para casos em estágio avançado ou nefrotomia para retirada do parasita em casos com diagnóstico precoce. O presente trabalho descreve o caso de uma cadela, sem raça definida, com 2 anos de idade, proveniente de fazenda, atendida no Hospital Veterinário de Uberaba e diagnosticada com o Dioctophyma renale por meio de ultrassonografia e urinálise. O tratamento foi realizado por nefrectomia unilateral com excelente recuperação pós-operatória.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Dilma Mendes de Freitas, Bruna Piva Maria, Bárbara Michelle Araújo Vasconcelos, Ana Luiza Teixeira Amado Jorge, Ananda Neves Teodoro, Endrigo Gabellini Leonel Alves, Isabel Rodrigues Rosado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.