Avaliação e caracterização do processo de compostagem de resíduos de peixes
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n11a217.1-7Palavras-chave:
produção, matéria orgânica, biodegradação sustentabilidadeResumo
Os resíduos de peixes em sua maior parte são descartes sem nenhum tratamento prévio, desta forma gerando um sério problema ambiental. Um dos meios de tratamento e aproveitamento desses resíduos seria o método da compostagem, que, por meio da biodegradação, tem como função transformar o resíduo em adubo orgânico. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar e caracterizar o processo de compostagem de resíduos de peixes oriundos de feiras livres, utilizando como fonte de carbono, maravalha, aparo de grama e poda de árvores. Os parâmetros avaliados foram: temperatura, umidade, potencial hidrogeniônico (pH), cinzas, matéria orgânica total, carbono orgânico total, nitrogênio total, relação C/N e índice de mineralização. Os dados foram submetidos à análise de variância ANOVA e as variáveis que não apresentarão distribuição normal foram analisadas por ANOVA de Kruskall-Wallis e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% significância. Os resultados dos parâmetros físicos- químicos avaliados ao final do processo de compostagem servem para avaliar a eficácia do processo. Assim, observando que o método de compostagem é uma alternativa viável para o aproveitamento de resíduos de peixe, mesmo os resultados do presente estudo tenham apresentado valores para umidade e relação C/N superiores aos recomendados pela legislação brasileira para o uso de fertilizantes orgânicos para ambas os compostos, desta forma, sugerindo o uso de uma maior fonte nitrogênio para a elaboração de compostos orgânicos nas condições experimentais do presente estudo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Marcelo dos Santos Nascimento, Saulo Jander Barbosa Pereira, Renata Franco dos Santos, Auriele Machado Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.