Estresse térmico em vacas leiteiras: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n03a1065.1-4Palavras-chave:
Bovinocultura leiteira, estresse térmico, manejoResumo
O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre o efeito do estresse térmico em vacas leiteiras. A presente revisão de literatura foi realizada por autores sobre o tema. O estresse térmico é um fator de grande importância que deve ser avaliado na produção leiteira, já que apresenta interferência tanto na qualidade como na quantidade de leite produzido, provoca mudanças no hábito alimentar dos animais aumentando a ingestão de água e diminuindo ingestão de matéria seca, mudanças no comportamento, os animais permanecem mais tempo em pé e a procura de sombra, perdas na qualidade do leite com a diminuição de gordura e proteína. Em conclusão, os autores são unânimes em citar que são realizadas interferências no ambiente em que os animais estão inseridos buscando corrigir fatores como temperatura e umidade para trazer ganhos ao produtor, já que em cada região ou propriedade ocorre diferentes microclimas tornando necessário o acompanhamento de cada situação para intervir em pontos estratégicos, com o objetivo de que os animais possam expressar seu máximo potencial produtivo, garantindo sanidade e qualidade na sua produção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gelson Leonardo Graczcki, Caroline Olias, Aline Vanessa Sauer, Fábio José Busnello, Gean Lopes da Luz, Cristiano Reschke Lajús
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.