Digestibilidade de dietas de ovinos com mistura múltipla a base de raspa integral da mandioca em substituição ao milho
DOI:
Palavras-chave:
Mandioca, ovino, mistura múltipla, digestibilidadeResumo
A máxima exploração da capacidade produtiva é possível através da adoção de alternativas alimentares que possibilitem o melhor aproveitamento das forragens a um menor custo. A digestibilidade aparente de dietas de ovinos mantidos com mistura múltipla a base de raspa integral da mandioca em substituição ao milho foi avaliada utilizando-se cinco ovinos da raça Santa Inês, machos, castrados, com idade entre quatro e cinco meses, alojados em gaiolas individuais. Após adaptação, foram realizados cinco períodos experimentais de 15 dias, totalizando 75 dias. A dieta foi composta por feno de Tifton (cynodon spp) e misturas múltiplas com níveis de inclusão de raspa integral de mandioca em substituição ao milho, de acordo com os tratamentos: Sal Mineral (SM), 0% (MM1), 33%(MM2), 66%(MM3) e 100%(MM4). Foram realizadas coletas de excretas para análise da composição química. Foram avaliados os parâmetros de digestibilidade da matéria seca (DMS%), proteína bruta (DPB%) e da fibra em detergente neutro (DFDN%). Não houve diferença significativa (p>0,05) na digestibilidade da matéria seca e proteína. Os tratamentos T3 e T4 apresentaram significativamente (p<0,05) os melhores coeficientes de digestibilidade do FDN. Pode-se recomendar elevados níveis de substituição do milho pela raspa integral de mandioca em dietas para ovinos, estando a escolha em função do custo e disponibilidade local.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Gláucia Barbosa Coelho, Camila Santos Queiroz, Leandro Macedo Miranda, Alessandra Lima Rocha, Antônio Felipe de Sousa Júnior, Isabella Chaves Sousa, Rudson Almeida de Oliveira, Nathálya dos Santos Martins, Maria Inez Fernandes Carneiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.