Helmintos em pinguins–de–magalhães (Spheniscus magellanicus) resgatados no litoral do estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n03a1055.1-6Palavras-chave:
Aves marinhas, helminto fauna, necropsia, parasitosesResumo
O Pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) é uma ave marinha que tem apresentado redução no número de indivíduos em colônias naturais, sendo importante o levantamento de informações sobre parasitoses e outras patologias, que podem acometer esta espécie, assim como a integração de iniciativas em prol da conservação. O objetivo deste estudo foi avaliar a helminto fauna de pinguins-de-magalhães, o escore de condição corpórea e lesões macroscópicas nos animais recolhidos no litoral do Estado do Rio de Janeiro. Foram realizados exames pós-morte de 41 espécimes de pinguins-de-magalhães, encontrando-se prevalência de 82,9% (34/41) de pinguins parasitados por pelo menos uma espécie de helminto. Todos os pinguins eram jovens e 95,1% (39/41) apresentavam escore ruim, 24,4% (10/41) bom e 4,9 % (2/41) regular. Dentre os positivos, 29,4% (10/34) continham algum tipo de resíduo antropogênico no estômago e apenas 2,9% (1/34) apresentava mancha de óleo nas penas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luisa Mutzenbecher, Dalton Garcia de Mattos Júnior, Matheus Gonçalves dos Reis, Luciano Antunes Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.