Enxerto ósseo na ortopedia veterinária: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n6a359.1-6Palavras-chave:
enxertia, ortopedia, tecido ósseoResumo
O crescente avanço da medicina veterinária e desenvolvimento de suas subáreas exigem o aprimoramento de métodos para o avanço das técnicas cirúrgicas e a realização de procedimentos especializados que reduzam complicações no pós-operatório, principalmente na ortopedia veterinária. Diante disso, o incremento das técnicas necessita de conhecimento prévio sobre a composição do tecido ósseo e de suas principais funções. Sabe-se que o tecido ósseo é composto por quatro tipos celulares, os osteoblastos, osteócitos, osteoclastos e células osteoprogenitoras, que são responsáveis pela formação, reparação e remodelagem do tecido. Atualmente, a utilização de enxertos ósseos vem sendo amplamente empregada, pois utilizam o tecido ósseo como a base da técnica, exercendo funções que estimulam a gênese de um novo tecido (tecido ósseo). Estes são de grande valia para o tratamento de fraturas cominutivas, artrodeses, exérese de tumores ósseos, osteomielite, má união e não união óssea e osteotomias corretivas, minimizando as chances de amputação do membro acometido. Uma gama de classificações são encontradas para descrever os tipos de enxertos ósseos e de acordo com sua origem, estes podem ser autógenos, alógenos, xenógenos e alopásticos e quanto a classificação estrutural, podem ser chamados de esponjosos, corticais, corticoesponjosos, dependendo do sítio doador. Cada enxerto possui características e funções distintas que devem ser avaliadas antes do processo de enxertia, para que melhor se adeque ao tipo de paciente. Sendo assim, o intuito do trabalho é descrever sobre os enxertos ósseos e suas aplicações na medicina veterinária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Leonardo Lamarca de Carvalho, Marina Laudares Costa, Vanessa Yurika Murakami, Jessé Ribeiro Rocha, Daniel Kan Honsho, Lucas de Freitas Pereira, Fernanda Gosuen Gonçalves Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.