Aspectos epidemiológicos atuais da parvovirose, erisipela e leptospirose: seus impactos na suinocultura e saúde pública
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n8a3971.1-15Palavras-chave:
doenças reprodutivas, matriz suína, sanidade de suínos, saúde pública, impacto econômicoResumo
A parvovirose, erisipela e leptospirose são enfermidades que acometem suínos e possuem importância mundial. As fêmeas em idade fértil sofrem com falhas reprodutivas como abortos, retorno ao cio, aumento de mumificados e nascidos mortos, impactando diretamente nos índices produtivos da granja. Ainda, a erisipela e a leptospirose são doenças de caráter zoonótico, sendo um risco à saúde humana principalmente daqueles que possuem contato direto com animais de produção. O objetivo desse artigo de revisão foi fazer uma atualização dessas doenças, com enfoque na epidemiologia e impacto na suinocultura e saúde pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Sarah Rodrigues Chagas, Mariana Dall’Agnol, Andréia Vanessa Cândida Pessoa, Manuel Guillermo Ramis-Vidal, Lívia Mendonça Pascoal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.