Vacinas e suas reações adversas: revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n8a398.1-14Palavras-chave:
efeito colateral, prevenção de doenças, reação pós-vacinal, resposta exacerbada, sistema imuneResumo
As vacinas são ferramentas que objetivam proteger um indivíduo ou população de uma determinada doença. Elas simulam uma infecção natural e assim conseguem estimular o sistema imune. Elas podem ser divididas em vivas-atenuadas e inativadas, ambas sendo compostas basicamente por antígenos e excipientes, no qual estão contidos os adjuvantes. Esses componentes podem causar reações adversas indesejáveis locais ou sistêmicas, que variam de leve a severa de acordo com os componentes vacinais ou de acordo com a sensibilidade do animal ou pessoa vacinada. O objetivo dessa revisão de literatura é mostrar os mecanismos de funcionamento de vacinas, como reage o sistema imunológico, porque ocorrem as reações vacinais adversas e quais são os principais tipos de reações adversas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Sarah Rodrigues Chagas, Mariana Dall’Agnol, Andréia Vanessa Cândida Pessoa, Eduardo de Paula Nascente, Manuel Guillermo Ramis-Vidal, Lívia Mendonça Pascoal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.