Agenesia renal unilateral em uma gata da raça Ragdoll
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n03a1069.1-4Palavras-chave:
Êmese, insuficiência renal, polaciúriaResumo
A agenesia renal (AR) é um defeito congênito raro em gatos, que consiste na ausência total de um rim, refletindo uma falha completa na nefrogênese associada a má formação do feto. A agenesia unilateral pode ocorrer como anormalidade isolada ou como um componente de distúrbios sindrômicos. O diagnóstico pode ser feito através de exames de imagens como ultrassonografia e ou radiografia abdominal e através de procedimento cirúrgico de laparotomia exploratória. O presente relato tem como objetivo de descrever o caso de um gato da raça Ragdoll, fêmea de nove meses de idade, que, inicialmente, apresentava queixa de vômitos e polaciúria e, após exames complementares, constatou-se a ausência do rim esquerdo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iara Lucia Vicente, Myrian Katia Iser Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.