Potencial antimicrobiano do ozônio: aplicações e perspectivas em medicina veterinária
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n9a412.1-14Palavras-chave:
agente oxidativo,desinfecção,inativação bacteriana,ozonioterapia,ozonizaçãoResumo
Com o surgimento de novos micro-organismos resistentes à antimicrobianos e desinfetantes, intensificou-se a busca por métodos alternativos, que sejam eficientes na destruição microbiana e ambientalmente sustentáveis. O ozônio surge nesse cenário pelo seu elevado potencial oxidativo, sendo eficaz na inativação e destruição de bactérias, vírus, fungos e até mesmo em parasitos. É utilizado como desinfetante em diversos ramos industriais, no tratamento de águas residuais e, recentemente, tem sido investigado sua aplicabilidade em medicina veterinária. Atividades experimentais demonstram seu elevado potencial antibacteriano na terapêutica veterinária, como método de desinfecção de ambientes nos diferentes segmentos de produção animal, no tratamento de água na atividade aquícola e, na inocuidade de alimentos, aumentando a segurança de alimentos de origem animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Eduardo de Paula Nascente, Sarah Rodrigues Chagas, Andréia Vanessa Cândida Pessoa, Moema Pacheco Chediak Matos, Maria Auxiliadora Andrade, Lívia Mendonça Pascoal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.