Aplicação adicional de bioestimulantes em estádio reprodutivo de feijão comum (Phaseolus vulgaris l.) com intuito de acréscimo na produtividade
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n3a533.1-7Palavras-chave:
feijoeiro, produção, reguladores de crescimentoResumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a resposta produtiva do feijão em função da pulverização adicional de bioestimulantes. O delineamento utilizado foi de blocos casualizados com 6 tratamentos e 5 repetições. Foram utilizados três produtos para compor os tratamentos, sendo eles: 1 - Ácido 4-indol-3-ilbutírico (0,05 g/L), Cinetina (0,09 g/L) e Ácido Giberélico (0,05 g/L); 2 - Ácido Giberélico (400 g/kg); 3 - Ácido Giberélico (18,8 g/L) e Benziladenina (18,8 g/L). As variáveis avaliadas consistiram em altura de planta, diâmetro de caule, número de nós por planta, número de vagens por planta, número de grãos por vagem, massa de mil grãos e produtividade. Foi realizado o Scott-Knott 5% de probabilidade. Não houve diferença estatística significativa para as variáveis, exceto para produtividade, em que os melhores tratamentos foram 4, 5, 6. Portanto, dentre estes tratamentos o melhor devido ao custo-benefício foi o T4.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Lucas Thadeu Silva Santos, Igor Leonardo Vespucci, Milanna Paula Cabral Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.