Detecção de resíduos de antibióticos em leite cru em fazendas de Aquidabã – Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n5a578.1-7Palavras-chave:
antibiotic, milk, sergipe, TwinSensor BT®Resumo
O leite lidera o ranking de produto de origem animal mais consumido do mundo por ser o mais completo in natura. É um produto oriundo da ordenha completa ininterrupta em condições de higiene de vacas sadias bem alimentadas e descansadas. Durante o processo de produção podem passar medicamentos ou drogas veterinárias que foram administradas às vacas para o controle de alguma doença, como é o caso dos antibióticos que atuam sobre micro-organismos responsáveis pelas doenças infecciosas. A refrigeração e os processamentos realizados nos laticínios não são capazes de eliminar os possíveis resíduos de antibióticos existentes no leite, adquiridos pela administração de medicamentos veterinários em tratamentos do gado leiteiro. Além de interferir em análises laboratoriais utilizadas como rotina em laticínios, esses resíduos apresentam riscos à saúde humana, causando um efeito adverso na flora intestinal, podendo prejudicar sua ação gastromucoprotetora, além de propiciar a seleção de populações de bactérias altamente resistentes. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa de campo em seis propriedades localizadas no município de Aquidabã - Se e avaliar a ocorrência de resíduos de antibióticos em amostras do leite in natura utilizando o teste Twinsensor BT® nestas propriedades. A aplicação dos questionários e coleta das amostras de leite foi realizada no mês de outubro de 2017. Os resultados do questionário mostraram que os proprietários não conhecem os antibióticos pelo nome do princípio ativo e sim pelo nome comercial, a prescrição ainda é feita na maioria por vendedores de lojas agropecuárias e durante a utilização destes medicamentos o destino do leite é sempre a comercialização e no tocante a análise de resíduos de antibióticos todas as amostras foram negativas para a tetraciclina e as amostras de uma propriedade foi positiva para β-lactâmicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rafael Nascimento Garcez de Carvalho, Anne Caroline Leite Andrade Santos de Oliveira, João Pedro Araújo Azevedo Silva, Caio Filipe Carvalho dos Anjos, Erika Souza Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.