Eficiência dos sistemas de cultivo de camarões marinhos
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n1a7Palavras-chave:
Carcinicultura, sistema intensivo, sustentabilidadeResumo
Um dos grandes desafios da carcinicultura é a maximização do cultivo diante das enfermidades. Vêm-se buscando práticas que auxiliem na expansão do setor e na sobrevivência dos animais nas distintas fases. No sistema multifásico, os camarões são estocados em altas densidades, em berçários intensivos primários e secundários, estratégia que tenta fortalecer as pós-larvas para a fase de engorda. O trabalho tem como por objetivos: (1) fazer um levantamento do histórico de produção de camarão no Brasil; (2) avaliar os benefícios do sistema multifásico na carcinicultura; (3) apresentar as vantagens, limitações, aplicações e viabilidade para o produtor dos sistemas de cultivo; (4) fazer um comparativo da eficácia dos sistemas de produção de camarão. A base de dados utilizada no estudo foi, artigos selecionados na base do portal de Periódicos da CAPES/MEC, no Google Acadêmico e no Scielo, e da produção de uma fazenda de camarão da região Nordeste do país, onde os valores de produção foram comparados em relação à sobrevivência final do cultivo. Foram avaliados os tratamentos, T1: Cultivo em viveiros escavados; T2: Povoamento em berçário primário, transferência para berçário secundário; T3: Povoamento em berçário primário, transferência para berçário secundário, transferência para viveiros escavados. A sobrevivência obtida, foi: T1: 98%, T2: 45%, T3: 32%. Diante dos dados é possível identificar que a tecnificação dos sistemas necessita de profissionais capacitados, sistemas trifásicos apresentam grandes densidades, aumentando o contato com os animais durante as fases iniciais, além de apresentam um alto custo de produção, que dificultam o retorno financeiro ao produtor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcos Vinícius de Castro Freire, Roosevelt de Araújo Sales Júnior, Maria Gabriela Alves Costa, Rosane Lopes Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.