Transporte de organismos aquáticos: procedimento fundamental para desenvolvimento da aquicultura
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n09a414.1-10Palavras-chave:
Bem-estar animal, logística operacional, organismos aquáticosResumo
Com os avanços da aquicultura, se capacitar e aprender fazem parte dos critérios para tentar garantir o sucesso do negócio. Se faz necessário implementar práticas de manejo e transporte de organismos aquáticos, ideais ao bem-estar dos animais. Ter conhecimento sobre fisiologia da espécie, parâmetros de qualidade de água e logística operacional, pode diminuir perdas de recursos, insumos e evitar o desgaste na relação com o cliente. Diante disto, este trabalho tem como objetivos (1) Descrever o atual cenário de produção de organismos aquáticos no Brasil, determinando o estado de conhecimento acerca da importância do transporte adequado. (2) Levantar informações preponderantes e determinantes do processo de transporte de organismos aquáticos. (3) Descrever o que a legislação permite. Com intuito de ter informações que sirvam de respaldo para o produtor, ou comunidade cientifica, podendo minimizar perdas no transporte dos organismos, e garantir sucesso na atividade. O estudo se deu através de um levantamento bibliográfico sobre artigos publicados, utilizando as ferramentas de busca na base de dados do Portal de Periódicos da CAPES/MEC, Scielo e Google Acadêmico, além de pesquisas em livros e na legislação. No período temporal de 1984 a 2018. Essas publicações contemplam a realidade do transporte de organismos aquáticos, considerada um item de extrema importância para a atividade produtiva, principalmente para tentar garantir o sucesso do empreendimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Marcos Vinícius de Castro Freire, Roosevelt de Araújo Sales Júnior, Maria Gabriela Alves Costa, Rosane Lopes Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.