Maedi-Visna: aspectos gerais e impactos na ovinocultura
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n03a773.1-13Palavras-chave:
Colostro, Lentivirus de pequenos ruminantes, ovinosResumo
O objetivo dessa revisão é abordar os diferentes aspectos da Maedi-Visna, doença de evolução crônica, multissistêmica, causada por um vírus do gênero Lentivirus e família Retroviridae. Acomete pequenos ruminantes, com maior ocorrência em ovinos e está amplamente distribuída no mundo e no Brasil, causando sérios problemas econômicos para a ovinocultura. A transmissão do vírus ocorre principalmente pela via respiratória, por meio de aerossóis, e pela via digestiva com a ingestão de colostro e leite contendo o vírus. Os animais infectados desenvolvem um quadro de emagrecimento progressivo, embora a maioria seja assintomática, podendo ainda apresentar pneumonia, artrite, mastite e encefalite. Por se tratar de uma enfermidade de caráter crônico, na qual a maioria dos animais dificilmente apresenta sinais clínicos, é recomendado que o diagnóstico seja confirmado por meio de exames laboratoriais que têm por objetivo a detecção de anticorpos ou a identificação do agente etiológico. Não existe vacina e não há tratamento específico eficaz para essa doença, sendo assim as práticas de manejo adotadas para a prevenção desta enfermidade se tornam cruciais, a exemplo do descarte de animais positivos associado à separação das crias de fêmeas positivas ao nascimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Naianne Celeste Nunes Saraiva, Izabelle Silva Rehfeld, Elisa Helena Paz Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.