Diagnóstico do perfil do consumidor de carne suína no município de Olho d’Água – PB
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n6a587.1-8Palavras-chave:
produto de origem animal, satisfação dos consumidores, suinocultura, tecnologia de alimentosResumo
Com a necessidade de entender o comportamento dos consumidores, o presente estudo foi realizado com o objetivo de caracterizar o perfil do consumidor de carne suína do município de Olho d’água no estado da Paraíba. Foram aplicados 91 questionários semiestruturados, durante os meses de setembro à novembro de 2019. As perguntas permitiram verificar aspectos inerentes ao perfil do consumidor, tais como sexo, idade, escolaridade, carne preferida para consumo, consumo de carne suína, motivo de não consumir, consumo de produtos cárneos feitos com carne suína, frequência de consumo, preferência dos cortes suínos, se o entrevistado acha que a carne suína traz benefícios à saúde e se a propaganda exerce influência na compra da carne suína. Dos consumidores entrevistados, 56% eram do sexo masculino e 44% do sexo feminino com renda mensal variando entre 260,00 e 500,00 reais (53%). A maioria dos entrevistados apresentou faixa etária entre 18 e 30 anos (38%) e com o ensino fundamental incompleto (43%). A carne suína apresentou menor preferência de compra (10%), apesar de 57% dos entrevistados afirmarem que a consomem principalmente nos finais de semana (45%). O não consumo dessa carne por 43% dos entrevistados ocorre por acharem que é uma carne gordurosa (51%), por questões sanitárias (29%), por não gostarem do sabor (12%) e por acharem que é um produto caro (9%). O consumo de produtos cárneos elaborados com carne suína é regular, 43% dos entrevistados consomem presunto ou apresuntado, 32% consomem salsicha e mortadela, 15% consomem linguiça e, em menores proporções, 7% consomem bacon e 1% consomem o salame. Em relação aos principais cortes suínos, 52% dos entrevistados preferem a costela, seguida da bisteca (20%). Dos entrevistados 53% afirmaram que não traz benefícios e 47% que existem benefício nessa carne. Apenas 24% dos entrevistados acreditam que a propaganda exerce influência na compra da carne suína. O consumo de carne suína ainda é pequeno quando comparada as demais carnes. Um dos fatores que impede esse consumo são os costumes regionais. Sugerem-se campanhas de aumento de consumo da carne suína baseadas em preços baixos, esclarecimentos sobre as qualidades nutricionais e sanitárias, oferecimentos de cortes diferenciados e novas formas de preparo.
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Copyright (c) 2020 Rosa Maria dos Santos Pessoa, Dinah Correia da Cunha Castro Costa, Gelhianne Gislayne Bezerra Ramos, Raiany Meirelli dos Anjos Rodrigues, Joyanne Mirelle de Sousa Ferreira, Anderson Antonio Ferreira da Silva, Fleming Sena Campos, Aicanã Santos de Miranda, Cleyton de Almeida Araújo, Amélia de Macedo, Glayciane Costa Gois
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