Parasitos gastrointestinais de suínos criados em uma granja em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n9a656.1-6Palavras-chave:
criação de suínos, helmintos, parasitos, protozoáriosResumo
Em âmbito nacional existem vários tipos de criação de suínos que empregam tecnologias e manejos diversificados, dependendo das condições financeiras de cada produtor. Esta diferença, evidenciada nas produções, acaba refletindo na presença de agentes infecciosos nos animais, incluindo as infecções determinadas por parasitos gastrointestinais como os helmintos e protozoários. Mediante a falta de informações e a importância sobre a temática, este estudo teve como objetivo relatar por meio de um inquérito parasitológico, a frequência de parasitos gastrointestinais detectados em fezes de suínos mantidos em uma granja localizada no município de Nova Iguaçú-RJ. Para tal, foram coletadas 200 amostras fecais de 40 baias. As amostras fecais foram processadas em pool pela técnica de sedimentação espontânea de Lutz. Em 100% das amostras foram detectadas formas evolutivas de parasitos, sendo principalmente ovos de estrongilídeos (97,5%), seguido de oocistos de coccídios (87,5%), cistos de Balantioides coli (75%) ovos larvados de Strongyloides ransomi (42,5%), ovos de Ascaris suum (25%) e Trichuris suis (7,5%), tendo sido observadas diferenças estatísticas significativas entre essas frequências. A partir do inquérito coproparasitológico realizado, foi possível identificar elevada frequência de parasitos nas amostras fecais dos animais, confirmando que a propriedade apresentava precárias condições de manejo sanitário.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Érica Sant’Anna Melo, Ana Claudia de Menezes Cruz, Camila Souza Carvalho Class, Alynne da Silva Barbosa, Silvio Jorge Machado, Gil Vicente Oliveira da Silva, Fabiana Batalha Knackfuss, Renato Luiz Silveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.