Lipoma gigante em região abdominal de cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n9a644.1-4Palavras-chave:
cães, gigante, pele, tumorResumo
O lipoma é uma neoplasia mesenquimal benigna de adipócitos, com maior frequência de apresentação nas formas subcutânea ou dérmica e sua ocorrência predominante está ligada à espécie canina. Geralmente se caracteriza por uma massa única, redonda, bem circunscrita, subcutânea, de crescimento lento, pode ser curado por excisão cirúrgica, sem necessidade de tratamento quimioterápico. E apesar da baixa periculosidade quanto a vida do animal, o bem-estar deste pode estar comprometido em virtude da sua característica de grande crescimento e formação de úlceras, com quadros de dor associados. Durante atendimento no Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal do Piauí, foi atendido um cão de 8 anos de idade, macho, sem raça definida, apresentando uma massa pendular na região abdominal, medindo aproximadamente 30 cm de comprimento, à palpação foi possível notar pequenas áreas nodulares ulceradas junto à grande massa. Para a confirmação do diagnóstico foi realizada citologia a partir de punção aspirativa por agulha fina à qual demonstrou presença de agrupamento de adipócitos. A ultrassonografia com Doppler colorido comprovou ausência de vascularização da massa e os exames radiográficos não apresentaram sinais de metástase. Procedeu-se o tratamento cirúrgico com extirpação área afetada. Foi instituído o tratamento pós-cirúrgico com Maxicam, Pentabiótico Veterinário, Cloridrato de Tramadol, limpeza local diária, aplicação de Rifocina e realização da bandagem compressiva. O tratamento foi eficaz animal teve excelente recuperação, sem sinais de reincidência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Luciana Rangélia Malvina Souza de Castro, Mariana Pacheco de Sousa, Wanderson Gabriel Gomes de Melo, Artur Oliveira Rocha, Catarina Rafaela Alves da Silva, Thanisya Kelly de Paiva Brito, Francisco Lima Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.