Uso da criocirurgia para tratamento de carcinoma de células escamosas em felino: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n12a462.1-6Palavras-chave:
carcinoma, criocirurgia, tumorResumo
O carcinoma de células escamosas é uma neoplasia cutânea frequente em felinos, principalmente os de pelagem branca. O diagnóstico é realizado a partir da avaliação clínica do animal e exames citológicos, histopatológicos ou biopsia para confirmação. O presente relato de caso, trata-se de um paciente felino de pelagem branca acometido por essa neoplasia, submetido a exames laboratoriais, sendo a Criocirurgia como tratamento de escolha devido à localização das lesões, realizado em uma clínica veterinária particular da cidade de Teresina, Piauí. O tratamento foi realizado sob um protocolo de 4 sessões quinzenalmente, tendo eficácia. Diante dos resultados obtidos na terapêutica utilizada no felino, concluiu-se que dentre vários tratamentos a seguir sob o Carcinoma de células escamosas, a Criocirurgia é um método de escolha bastante eficaz.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Laide Danielle Coelho da Silva Chaves, Francisco Lima Silva, Jacqueline Maria Canuto de Sousa, Joice Rayane de Alencar Oliveira, Lucilene dos Santos Silva, Laíz Pinheiro Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.