Composição tecidual do costilhar de caprinos mestiços F1 (Boer x SRD) terminados em pastagem nativa com diferentes níveis de suplementação¹

Autores

  • Rayana De Medeiros Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Guilherme De Lira Sobral Universidade Federal de Campina Grande
  • José Morais Pereira Filho Universidade Federal de Campina Grande
  • Marcílio Fontes César Universidade Federal de Campina Grande
  • Aloísio Monteiro De Carvalho Junior Universidade Federal de Campina Grande
  • Diogo Da Costa Soares Universidade Federal de Campina Grande
  • Juciana Miguel Da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Jouberdan Aurino Batista Universidade Federal de Campina Grande
  • José Orlando Ramos Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Roberta Nunes Parentoni Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v2n4e133

Palavras-chave:

Cabrito, gordura, músculo, osso, produção de carne

Resumo

 Objetivou-se com este estudo avaliar o efeito da suplementação na composição tecidual do costilhar de caprinos mestiços F1 (Bôer x SRD), terminados em pastagem nativa. Foram utilizados 24 caprinos, não castrados, com peso vivo (PV) inicial de 15 kg e 120 dias de idade. As dietas experimentais foram constituídas por pastagem nativas “ad libitum” e níveis crescentes de suplementação (0; 0,5; 1,0 e 1,5% PV em matéria seca). O concentrado foi à base de milho moído, farelo de trigo, farelo de soja, torta de algodão, calcário, núcleo mineral e óleo de soja, visando atender um ganho diário de 200 g para o maior nível de suplementação. Os animais foram abatidos e a carcaça foi seccionada ao meio, sendo retiradas o costilhar, que foi dissecado em osso, músculo e gordura. Os pesos do costilhar, dos músculos, dos ossos, da gordura total, da gordura intermuscular, dos rendimentos de gordura total e intermuscular aumentaram linearmente com os níveis de suplementação. No entanto, os pesos da gordura subcutânea, da relação músculo-osso e os rendimentos de músculo, osso e gordura subcutânea, não sofreram efeito dos níveis de suplementação. Observou-se redução linear para a relação músculo-gordura total. Se o objetivo for obter costilhar com maior rendimento de gordura, recomenda-se suplementar os caprinos com 1,0% do PV. Porém, considerando o rendimento muscular, qualquer um dos níveis estudados pode ser indicado.

 

Referências

AGRICULTURAL AND FOOD RESEARCH COUNCIL - AFRC. 1995, Energy and protein requirements of ruminants; on advisiory manual prepared by the AFRC. Technicol Committee on responses to nutrientes. Wallingford: CAB International. 159 p.

BOGGS, D.L.; MERKEL, R.A.; DOUMIT, M.E. Livestock and carcasses. An integrated approach to evaluation, grading and selection. Kendall/Hunt Publishing Company, 1998. 256p

OSÓRIO, J.C.; OSÓRIO, M.T.; JARDIM, P.O.; PIMENTEL, M.A.; POUEY, J.L.; et al. Métodos para avaliação da produção da carne ovina: in vivo, na carcaça e na carne. Editora Universitária. Pelotas, RS, Brasil. 1998. 107p.

PERIRA FILHO, J.M; VIEIRA, E. de.L. Terminação de ovinos em pastagem: uma abordagem para o semi-árido. Revista Semi-Árido em Foco, v. 2, n.1, p. 33-55, 2006.

SAS - Statistics Analysis Systems Institute. 1999. User’s guide. North Caroline: Sas Institute

YÁÑEZ, E.A.; RESENDE, K.T.de.; FERREIRA, A.C.D.; et al. .Restrição alimentar em caprinos: rendimento, cortes comerciais e composição da carcaça. Revista Basileira de Zootecnia, v.35, n.5, p.2093-2100, 2006.

Downloads

Publicado

02-04-2024

Edição

Seção

Produção animal

Como Citar

Composição tecidual do costilhar de caprinos mestiços F1 (Boer x SRD) terminados em pastagem nativa com diferentes níveis de suplementação¹. (2024). Pubvet, 2(04), e133. https://doi.org/10.31533/pubvet.v2n4e133