Citronela, Neen e Noni no controle de Riphicephalus (Boophilus) microplus in vitro
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n9a658.1-7Palavras-chave:
Ectoparasita, fitoterápicos, biocarrapaticidograma, teste de imersão de larvasResumo
O tratamento químico do carrapato vem sendo amplamente utilizado, porém de forma indiscriminada, levando ao aumento da ocorrência de resistência aos fármacos sintéticos por parte desse parasita. Na tentativa de controle do Ripicephalus (Boophilus) microplus, o presente trabalho objetivou avaliar a eficácia de tratamentos fitoterápicos como alternativas medicamentosas empregadas em seu controle. Para a realização do experimento, foram coletadas 500 teleógenas de uma fazenda sem tratamento farmacológico durante 60 dias e posteriormente foram submetidas ao teste de biocarrapaticidograma afim de se avaliar a eficiência reprodutiva e eficácia medicamentosa de cada tratamento. Posteriormente, foi realizado o teste de imersão de larvas, avaliando-se o efeito larvicida dos tratamentos. Para os tratamentos foram usados (1) extrato hidroalcoólico de citronela, (2) óleo emulsionável comercial de neen, (3) extrato hidroalcoólico de noni, (4) produto comercial cipermetrina e (5) água. O extrato hidroalcoólico de citronela destacou-se frente aos demais tratamentos fitoterápicos com 50% de eficiência e a cipermetrina foi 100% eficaz no controle do R. (B.) microplus in vitro (Anova P > 0,05). Este cenário foi semelhante ao protocolo larval (Anova P > 0,05). Destaca-se a importância de alternância de princípios ativos, o que se pode incluir o uso de fitoterápicos, como o extrato hidroalcoólico de citronela, de forma preventiva; somados a aplicação da cipermetrina em pontos estratégicos em animais altamente infestados. Este manejo pode ser útil no controle do carrapato bovino, destacando ainda a importância de uso de extrato de citronela em criações orgânicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alan Brudniewski, André Belico de Vasconcelos, Elisabeth Bucek, Amanda Pifano Neto Quintal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.