Avaliação métrica da zona pelúcida relacionada à viabilidade celular de oócitos bovinos
DOI:
Palavras-chave:
Aspiração folicular, biotecnologia reprodutiva, reprodução bovinaResumo
O objetivo do trabalho foi estabelecer um protocolo de avaliação métrica da zona pelúcida e aplicar os valores métricos com a relação à viabilidade do oócito. Foram avaliados 32 oócitos coletados de abatedouro e classificados em atrésicos e não atrésicos. Os oócitos não atrésicos passaram primeiramente por avaliação morfológica e posteriormente por avaliação métrica pela qual foi possível realizar a mensuração em mm da corona radiata, zona pelúcida e diâmetro do antro. A partir dos resultados obtidos foi possível calcular a média dos valores mensurados. A corona radiata dos 10 oócitos apresentava leve degeneração com valores médios de 27,10 mm, a zona pelúcida apresentou-se intacta com uma média de 2,45 mm e o diâmetro do antro, que manteve valores quase constantes, apresentou média de 58,75 mm. Quanto à relação morfologia-média da corona radiata, pode-se observar que oócitos com graus morfológicos menores (I e II) apresentaram, em média, maior tamanho médio da corona radiata comparado com os oócitos de graus maiores (III e IV). Não houve relação da morfologia do oócito com a zona pelúcida. Quanto ao diâmetro do antro pode-se observar que o único oócito de grau IV apresentou o menor diâmetro de antro entre os oócitos analisados. A análise métrica pode estabelecer parâmetros de uma célula de boa qualidade e facilitar a escolha para procedimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 André Belico de Vasconcelos, Augusto Urzedo Pereira Queiroz, Ana Clara Ferreira Batista, Amanda Pifano Neto Quintal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.