Denervação acetabular e pectinectomia no tratamento da displasia coxofemoral canina: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n10a675.1-8Palavras-chave:
cirurgia, displasia coxofemoral, pequenos animaisResumo
A displasia coxofemoral (DCF) é uma afecção ortopédica caracterizada pelo desenvolvimento anormal da articulação coxofemoral e consequente degeneração dos componentes articulares. Os sinais clínicos quando discretos são pouco evidenciados pelos tutores e sua manifestação varia de acordo com a idade do animal. O diagnóstico é realizado através dos achados de anamnese, exame físico e radiográfico. O tratamento é realizado com o intuito de aliviar a dor e prevenir a progressão da doença articular degenerativa. O presente trabalho tem como objetivo relatar a técnica de denervação acetabular e pectineotomia como tratamento da displasia coxofemoral em canino, onde pode-se observar evolução clínica significativa no pós-cirúrgico do animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Francisco Lima Silva, Catarina Rafaela Alves da Silva, Mariana Pacheco de Sousa, Wanderson Gabriel Gomes de Melo, Luciana Rangélia Malvina Souza de Castro, Artur Oliveira Rocha, Tairine Melo Costa, Thanisya Kelly de Paiva Brito, Eglesia Rodrigues Leite Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.