Deslocamento de abomaso à direita: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n12a718.1-6Palavras-chave:
abomasopexia, abomaso, diagnósticoResumo
A atividade leiteira vem se desenvolvendo constantemente e cada vez mais os produtores buscam melhores resultados produtivos, porém a seleção genética e o manejo nutricional que são adotados tornam as vacas mais suscetíveis a desenvolver doenças. O deslocamento de abomaso é a patologia mais frequente do trato gastrointestinal dos ruminantes, representando a principal causa de cirurgia abdominal em vacas de leite de alta produção. As principais causas estão relacionadas com o manejo alimentar na fase de transição, onde ocorre o fornecimento de dieta rica em energia, altamente fermentável e deficiente em fibras, entre outros. Os sinais clínicos incluem perda de apetite, queda acentuada na produção de leite, diarreia de coloração enegrecida, apatia, desidratação, timpanismo ruminal com motilidade ausente ou diminuída, som de líquido ao balotamento do flanco direito, som metálico à percussão, podendo inclusive, nos casos mais severos, virem a óbito. O diagnóstico é firmado através da anamnese somada ao exame clínico detalhado, que permite a auscultação de som metálico-timpânico no abomaso denominado “ping”. Os tratamentos descritos na literatura são variados e existem métodos conservativos e cirúrgicos. A escolha da técnica depende da condição financeira do produtor e/ou do valor econômico da vaca, entretanto a intervenção cirúrgica faz-se necessária na maioria dos casos. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo descrever um caso de deslocamento de abomaso à direita em vaca leiteira de alta produção com histórico de aborto recente. Optou-se pelo tratamento mediante a técnica cirúrgica de abomasopexia com laparotomia pelo flanco direito com o animal em estação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Andressa Juliana Fuelber, Patricia Laura Funkler, Tais Martinelli , Vanessa Nadal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.